O que são câmaras frias?

 

A câmara fria é desenvolvida de uma maneira específica para cada situação. São analisados muitos fatores para fazer com que o projeto seja adequado ao espaço em que será utilizado, assim proporcionando o melhor aproveitamento possível e aumentando a eficiência do trabalho da câmara.

 

A refrigeração é um processo pelo qual ocorre a redução da temperatura dos fluidos ou corpos em geral, e é utilizada na conservação temporária de mercadoria deteriorável mediante a redução forçada da temperatura. 

 

A conservação de alimentos divide-se em: 

 

- Refrigeração, se o alimento for conservado por pouco tempo (0c / +7c).

- Congelamento, sub-congelamento, liofilização (freeze drying), se o alimento conservado por um longo período.

 

No sub-congelamento o produto deve alcançar os -18 ºC em menos de quatros horas, no entanto, para o congelamento, o produto pode alcançar os -18 ºC em mais de 4 horas. Durante a liofilização, o produto é dissecado e seguido de uma evaporação forçada do componente liquido do produto. 

 

Em alguns casos a refrigeração pode constituir uma das fases do processo de produção alimentar. Os principais alimentos que incorporam a refrigeração no seu processo são: os queijos, as bebidas (cerveja, vinho e sumos congelados) o pão e café solúvel. 

 

Um fluído refrigerante, deve consequentemente ter a propriedade de evaporar a temperatura e pressão reduzida, absorver o calor e ceder este calor que se condensa a uma temperatura e a uma pressão mais elevada. Este procedimento necessita de uma contribuição energética. 
 

Na indústria alimentar, a refrigeração é uma das aplicações mais delicadas e complexas, porque os alimentos necessitam de tratamentos em diversas temperaturas da fase de trabalho. A refrigeração diminui a proliferação das bactérias sobre os alimentos: a técnica baseia-se na ação extremamente rápida e intensa do frio que permite preservar intactas as propriedades orgânicas dos alimentos prolongando o tempo de conservação. Tanto os aparelhos projetados e instalados em escala industrial, como os de largo consumo, baseiam-se no procedimento e técnica padrão.

 

Veja também:
Como funciona um balcão frigorifico?
O que são unidades condensadoras?
Classificação MOPD sobre válvulas solenóides