Superaquecimento

 

O que é o "superaquecimento"?

O superaquecimento se refere ao número de graus que o vapor está acima da temperatura de saturação (ponto de ebulição) em uma determinada pressão.

 

Como eu meço o superaquecimento?

O superaquecimento é determinado tomando a leitura do manômeto do lado de baixa pressão, convertendo esta pressão à temperatura utilizando um gráfico PT, e, em seguida, subtraindo esta temperatura da temperatura real medida (utilizando um termômetro exato ou termopar) no mesmo ponto em que a pressão foi medida.

 

Por que é importante saber sobre o superaquecimento do sistema?

O superaquecimento indica se a quantidade de refrigerante fluindo para o evaporador é apropriada para a carga. Se o superaquecimento é muito alto, então uma quantidade insuficiente de refrigerante está sendo alimentada, resultando em má refrigeração e consumo de energia em excesso. Se o superaquecimento é muito baixo, muito refrigerante também está sendo alimentado, possivelmente resultando inundação por líquido para o compressor e causando danos ao compressor.

 

Quando devo verificar o superaquecimento?

O superaquecimento deve ser verificado sempre que qualquer um dos seguintes ocorrer:

• O sistema não parece estar refrigerando adequadamente
• O compressor é substituído
• Válvula Termostática de Expansão é substituída
• Refrigerante é alterado ou acrescentado ao sistema

 

Nota: O superaquecimento deve ser verificado com o sistema funcionando em plena carga, sob condição de estado estacionário.

 

Como faço para mudar o superaquecimento?

Passando o ajuste da haste sobre a Válvula Termostática de Expansão altera o superaquecimento.
Direção horária - aumenta o superaquecimento
Direção Anti-horária - diminui o superaquecimento

Nota: Para voltar à valores aproximados da configuração original de fábrica, gire a haste de ajuste no sentido anti-horário até que a mola seja completamente descarregada (chega no ponto de  parada ou começa a 'engrenar'). Em seguida, ligue-o novamente em ½ do "total de voltas" mostrada no gráfico.

 

Veja também:
Como funciona um balcão frigorifico?
O que são unidades condensadoras?
O que são câmaras frias?
Classificação MOPD sobre válvulas solenóides