Aquecimento Global


 

O que é o aquecimento global ?

A Agência de Proteção Ambiental Americana (EPA) define o aquecimento global como "um aumento da temperatura de superfície da terra." O aquecimento global ocorreu em um passado distante, como resultado de influências naturais, mas o termo é mais freqüentemente usado hoje para se referir ao aquecimento climático previsto para ocorrer como resultado do aumento das emissões de "gases estufa".

 

A liberação de refrigerantes na atmosfera é considerada um fator importante contribuindo para o aumento do aquecimento global. Em geral, os cientistas concordam que a superfície da terra se aqueceu em cerca de 1 grau Fahrenheit nos últimos 140 anos. Apesar de não parecer uma grande mudança, os cientistas atmosféricos estão preocupados com esta tendência de aquecimento geral e o impacto que isso tem sobre muitos aspectos de nossas vidas, como a prosperidade econômica, a produção agrícola, e a poluição.

 

O que é o aquecimento global "direto" e “indireto”?

O aquecimento global direto é a medida do potencial de aquecimento global (GWP) que cada gás com efeito de estufa contribui para o processo de aquecimento se ele é liberado "diretamente" na atmosfera.


O aquecimento global indireto considera a quantidade de efeito de contribuição para o aquecimento global pela fabricação de gases de efeito estufa e sua eficiência de operação. Em outras palavras, é necessária a energia de usinas, que também emitem gases com efeito de estufa, para a fabricação dos gases e para a operação dos equipamentos que usam os gases do efeito estufa. Um exemplo desses equipamentos seria um condicionador de ar com um SEER de 10 versus um com um SEER de 13.A unidade SEER 10 tem um potencial de aquecimento em direto superior, uma vez que não funciona de forma tão eficiente.

 

Qual é o impacto do aquecimento equivalente total (TEWI)?

O TEWI é a soma dos GWP’s diretos e indiretos de um gás de efeito estufa. Esse valor leva em consideração tanto o fator de liberação direta do gás na atmosfera quanto o fator indireto de fabricação e funcionamento da vida do sistema em que o gás é utilizado. Este fator é importante porque alguns gases de efeito estufa podem ter um impacto direto baixo no GWP, mas requerem mais energia para serem fabricados ou não funcionam tão eficientemente como outros gases com impacto direto GWP superior.

 

Veja também:
Como funciona um balcão frigorifico?
O que são unidades condensadoras?
Classificação MOPD sobre válvulas solenóides