(16) 3515-2260 | (16) 3636-9696

Como funciona o ar-condicionado?


 

Idealizado em 1902 pelo engenheiro mecânico norte-americano Willis Carrier, o ar-condicionado foi a primeira máquina a conseguir condicionar mecanicamente o ar, controlando a temperatura e a umidade do ambiente.

 

 

A criação de Carrier, no entanto, sofreu diversas melhorias ao longo do tempo, principalmente no que diz respeito à tecnologia, que foi responsável, por exemplo, pela redução do tamanho do aparelho e aumento de sua eficiência. Tudo isso com preços mais acessíveis comparados ao passado. 

 

 

O princípio de ciclo de refrigeração e tratamento do ar, todavia, continua sendo praticamente o mesmo desde a sua criação. Seu funcionamento é muito parecido com o de uma geladeira, uma vez que combina funções de ventilação, aquecimento, circulação, arrefecimento e filtragem do ar. Se você ficou curioso e deseja saber mais sobre como o ar-condicionado funciona, continue lendo a matéria e confira todos os detalhes!

 

 

 

COMO O AR-CONDICIONADO FUNCIONA?

 

A função do ar-condicionado começa quando o seu ventilador suga o ar do ambiente, fazendo com que ele passe por um conjunto de serpentinas preenchidas por uma substância líquida formada por uma mistura de cloro, flúor e carbono, conhecida como R-22

 

Ao absorver o calor do ar que vem do ambiente, o R-22 transforma seu estado líquido em um gás. Depois desse processo, esse gás passa por um compressor e sofre um aumento de pressão pondendo chegar até uma temperatura de 52ºC.

 

O R-22 em estado gasoso e aquecido é encaminhado para um condensador na parte externa da máquina, passando por um processo de troca de calor com o ambiente e tornando-se líquido novamente. Depois disso, a substância refrigerante entra em uma válvula que faz com que ela peca a pressão e retorne ao seu estado líquido inicial, reiniciando todo o ciclo.

 

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades e curiosidades do universo da refrigeração. Ou, se preferir, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

 

Veja mais:

 

Possui ar-condicionado? Fique atento ao fluído refrigerante

 

5 aplicativos de refrigeração que não podem faltar no seu negócio

 

Como funciona um balcão frigorifico?