Classificação MOPD sobre válvulas solenóides


 

Como são classificadas as válvulas solenóides ?

As válvulas solenóides são avaliadas em termos de Operação Máxima Pressão (MOPD) contra o qual a válvula será aberta. Por exemplo, com a válvula dosada contra a pressão de entrada de 250 psi e uma pressão de saída de 5O psi, o diferencial de pressão através da válvula é 250-50, ou seja, 200 psi.

 

A classificação MOPD para a válvula é o diferencial máximo de pressão contra o qual a válvula irá operar de forma confiável. Se o diferencial de pressão for maior do que o MOPD classificado para a válvula, a válvula não funcionará.

 

A temperatura do enrolamento da serpentina e a tensão aplicada têm uma influência significativa sobre a classificação MOPD. O MOPD é reduzido conforme a temperatura da serpentina aumenta ou a voltagem diminui. Por esta razão, a classificação MOPD é estabelecida pelo funcionamento da válvula em 85% da tensão nominal classificada após a serpentina ter atingido a temperatura máxima, operando na tensão nominal total.

 

Por que algumas válvulas têm uma classificação OPD mínima e o que isso significa?

O OPD mínimo representa a mínima pressão diferencial de operação. Todas as válvulas operadas por piloto (como as nossas series 200 e 240) exigem uma quantidade pequena de pressão diferencial para que o pistão ou diafragma levante da posição principal. Normalmente, um diferencial de 2-5 psig é necessário para conseguir isso. Se o diferencial de pressão é menor que o OPD Min, a válvula não abre quando acionada ou não conseguirá permanecer aberta.


Se a válvula é muito maior do que o necessário pela aplicação pode sofrer esta influência já que a queda de pressão através da válvula com baixas taxas de fluxo pode ser inferior ao OPD min. Os solenóides de operação direta (como os nossos 50RB e 100RB) não têm um mínimo de especificação OPD, uma vez que não contam com sistema de pressão para a operação.

 

Veja também:
Como funciona um balcão frigorifico?
O que são unidades condensadoras?
O que são câmaras frias?