O que são unidades condensadoras?


 

O que é uma unidade condensadora?

 

Uma unidade condensadora é montada no lado de alta pressão de um sistema de refrigeração.  É um conjunto que inclui um compressor, um condensador, um motor de ventilação, controles e uma base de montagem. Tem a função de realizar troca de calor para que o gás refrigerante que entra seja resfriado, condensado e transformado em estado líquido, além de receber o auxílio da ventilação externa, que passa pelo trocador de calor, para resfriar o gás refrigerante interior do sistema. Existem diversos modelos de unidades condensadoras, de diversos tamanhos que vão desde a unidade de pequena aplicação residencial à unidade de grande escala industrial utilizada em processos de fábricas.

 

Qual é a diferença de evaporadora e condensadora?

 

Evaporadora – é a unidade interna, a parte que fica instalada dentro do ambiente, por onde sai o ar com a temperatura programada. Sua principal função é transferir o calor do ambiente refrigerado para o fluído refrigerante que está circulando. Quando isso ocorre, o fluído refrigerante, que está no estado líquido, se transforma em vapor. Enquanto isso, por ter absorvido o calor, a evaporadora manterá uma temperatura adequada.

 

Condensadora – é a unidade externa, a parte que fica instalada na parte externa do ambiente. A condensadora é responsável pela transformação do fluído gasoso para o estado líquido, dando início ao processo de refrigeração. Possui serpentinas que funcionam como um trocador de calor.

 

Veja também:
Como funciona um balcão frigorifico?
O que são câmaras frias?
Classificação MOPD sobre válvulas solenóide