Como funciona um balcão frigorifico?


 

Balcão frigorifico é um equipamento de uso comercial cuja a sua finalidade é manter corpos resfriados, ou seja, a baixas temperaturas. Esta finalidade pode ser obtida por meio de um processo de troca de calor, entre os alimentos que ali estão e o ar que circula resfriado. O resfriamento do ar acontece por contato, em alguns momentos, com tubos resfriados por um gás refrigerante que fica circulando em seu interior.


Outro princípio físico envolvidos nesse processo é a transferência de energia térmica por convecção. Nesse processo, o ar frio torna-se mais denso, pois suas moléculas estão menos agitadas, ocupando assim um menor volume (nas moléculas de ar); diferentemente do ar quente, que é mais denso que o frio em razão da maior agitação de suas moléculas que ocupam um maior volume. Em virtude da diferença de densidade entre o ar quente e o ar frio dentro do balcão, ocorre a troca de posição entre eles, pois a ação da gravidade atrairá o ar mais denso (ar frio) e logo a parte inferior também é resfriada.

O funcionamento dos balcões é baseado no princípio da transferência de calor de uma fonte fria para uma fonte quente. Esse processo não ocorre espontaneamente. É necessária uma fonte de energia externa para realizar um trabalho (compressor), para que essa transferência possa ocorrer.

As partes principais de um balcão frigorifico são: compressor, condensador, válvula descompressora e evaporador,e dependendo do fabricante, a unidade condensadora vem com um acumulador de sucção. O condensador tem a função de aumentar a pressão e a temperatura do gás refrigerante, fazendo-o circular pela tubulação interna do aparelho.Quando o gás passa pelo condensador, perde calor para o meio externo, liquefazendo-se, ou seja, tornando-se líquido.

Ao sair do condensador, um estreitamento da tubulação (tubo capilar) provoca uma diminuição da pressão. Assim, o elemento refrigerante, agora líquido e sob baixa pressão, chega à serpentina do evaporador (que dependendo da capacidade em HP do motor, pode ter diâmetros diferentes), se vaporiza e, assim, retira calor da região interna. É importante notar que o evaporador está instalado em toda a parte interna do bacão. A partir desse ponto, o ciclo se reinicia e o gás refrigerante é puxado outra vez para o compressor

Entre em contato e conheça nosso estoque de peças.

 

Veja também:
O que são unidades condensadoras?
O que são câmaras frias?
Classificação MOPD sobre válvulas solenóides