(16) 3515-2260 | (16) 3636-9696

Dispositivo de medição


 

Como é o funcionamento de uma válvula de expansão termostática?

Muitos sistemas de condicionamento de ar incorporam um dispositivo de medição ao estilo Válvula Termostática de Expansão como padrão. É extremamente importante que o técnico HVAC compreenda a concepção e funcionamento destas válvulas. Se práticas de serviços adequadas não forem seguidas, poderá resultar em graves danos ao sistema.

Ao carregar o sistema, siga as recomendações do fabricante. Se for necessária carga adicional devido aos longos comprimentos das linhas dos conjuntos e o sistema inclui um dispositivo de medição Válvula Termostática de Expansão, o carregamento deve ser feito com relação ao subresfriamento em maior carga. A maior chance da Válvula Termostática de Expansão perder o controle da carga do evaporador é durante este momento. Se o subresfriamento está presente durante a maior carga, refrigerante suficiente está circulando em todo o sistema para controlar as cargas do evaporador.

 

Para ajustar o superaquecimento da serpentina de evaporador, siga as recomendações do fabricante. Se estas não estiverem disponíveis, as seguintes recomendações podem ser aplicáveis, dependendo da temperatura projeto do sistema:

Alta Temperatura 4°C - 7°C
Temperatura média 3°C - 5ºC
Baixa temperatura 1,5°C - 3,5ºC

 

VÁLVULA DE EXPANSÃO TERMOSTATICA

P1 = Pressão do bulbo (força de abertura)
P2 = Pressão do evaporador (força de fechamento)
P3 = Pressão da Mola de Superaquecimento (força de fechamento)
P4 = Pressão do líquido (força de abertura)

Equação do Balanço de pressão Válvula Termostática de Expansão 
P1 + P4= P2+ P3

 

Veja também:
Como funciona um balcão frigorifico?
O que são câmaras frias?
Classificação MOPD sobre válvulas solenóides