Equalizador Válvula Termostática de Expansão Interno ou externo


 

Qual é a diferença entre uma Válvula Termostática de Expansão equalizado internamente ou externamente?

Uma Válvula Termostática de Expansão equalizado internamente usa pressão de entrada do evaporador para criar a pressão de atuação na válvula. Uma válvula equalizada externamente usa a pressão de saída do evaporador, compensando a queda de pressão através do evaporador, para o mesmo fim.

Se uma válvula de equalização interna é usada em um sistema com uma grande queda de pressão através do evaporador, a pressão abaixo do diafragma será maior, fazendo com que a válvula entre em uma posição mais limitada de abertura e resultando em um maior superaquecimento do que o desejado (falta de gás).

 

Quando devo usar equalizador externo na Válvula Termostática de Expansão ?

1. Em qualquer grande sistema, geralmente mais de 1 tonelada de capacidade.
2. Em qualquer sistema usando um distribuidor.

Nota: Para substituição de campo você sempre pode substituir uma válvula do tipo equalizada internamente por uma do tipo equalizada externamente, mas você nunca deve substituir uma válvula do tipo equalizada externamente por uma do tipo equalizada internamente.

 

Se eu precisar substituir uma válvula equalizada internamente e todas as disponíveis são do tipo equalizada externamente, posso simplesmente "tapar" a conexão do equalizador?

Não, o equalizador deve ser conectado à linha de sucção junto ao bulbo. Tapar a conexão do equalizador irá impedir a válvula de funcionar adequadamente.

 

Uma Válvula Termostática de Expansão equalizada externamente permitirá que as pressões do sistema sejam equalizadas durante os ciclos desligados?

Não, uma válvula equalizada externamente não permitirá que o lado de alta e baixa do sistema sejam equalizados durante o ciclo desligado. A única maneira de fazer isso é através do uso de uma Válvula Termostática de Expansão.

 

Onde é que o equalizador externo deve ser instalado?

A linha do equalizador externo deve ser instalada no topo da linha de sucção, antes de qualquer sifão e localizada há 15 cm da posição do bulbo. Se isto não for possível, e um local diferente for necessário, deve primeiro ser confirmado que a pressão no local desejado é idêntica à pressão à altura do bulbo.


Q: O que acontece se o tubo equalizador estiver amassado?

Se a linha de equalização for dobrada, a pressão sentida na parte inferior do diafragma já não corresponde à pressão de saída do evaporador e a válvula não será capaz de funcionar como pretendido.

 

Eu vi alguns tubos equalizadores "congelados". Isso é normal?

O congelamento na linha do equalizador é uma indicação de que o anel de vedação da agulha vaza e permite que a pressão do refrigerante vaze e expanda no tubo do equalizador. Dependendo do tipo de válvula, ou o conjunto, ou toda a válvula deve ser substituído.

 

Veja também:
Como funciona um balcão frigorifico?
O que são unidades condensadoras?
O que são câmaras frias?