A importância de peças de qualidade em um sistema de refrigeração


 

Os sistemas refrigerados tem peculiaridades mais especificas do que sistemas mecanicos e eletricos. Quando se trata de refrigeração, a precisão é algo bem mais complexo do que se imagina

Todo e qualquer sistema de refrigeração, se assemelha o corpo humano. O coração é o compressor, o sangue é o gás, o filtro, os rins e o cérebro os sistemas de comando.

 

Independente de qualquer marca e modelo, o funcionamento de uma geladeira sempre será o mesmo: A função do compressor é fazer com o que gás circule por toda a serpentina. O gás, refrigerante contém um composto ativo químico formado por cloro, flúor e metano. Esse composto age recolhendo todo o calor interno da parte de dentro da geladeira e o levando até a parte traseira. Por isso que a parte de trás da geladeira esquenta, todo o calor da serpentina, nada mais é do que o calor retirado da parte de dentro da geladeira, que tem que ser levado para algum lugar.

 

Como podemos ver, o motor é parte principal de qualquer sistema de refrigeração. Se pensarmos em algo mais abrangente, todo o sistema é o mesmo em qualquer equipamento. Seja geladeira, ar-condicionado, fornos conformadores, câmaras frias, qualquer sistema de refrigeração possui motor, filtro, gás refrigerante e sistemas de comando.

Bom, já sabemos que o sistema é o mesmo, agora as empresas e montadoras de eletrodomésticos, estão cada vez mais inovando em seus produtos. Já existem geladeiras com internet, telas de plasma, dispensers inteligentes, controladores eletrônicos de temperaturas, e muitas outras funções bem interessantes. Isso deixa cada vez mais devidente a implicação de utilizar de forma correta peças de qualidade que envovam sistemas refrigerados. Além disso, as peças de refrigerão passaram por uma drástica mudança, após o protocolo de Kyoto. 

 

Com o tratado de redução do buraco na camada de ozonio, as peças de refrigeração tiveram que ser reformuladas para atender as especificações necessárias, por conta da substituição dos gases que continham CFC. Com a chegada dos 134, 404 que substituiram o R-12 e o R-22, filtros, acumuladores de sucção, óleos, motores, medidores, enfim, tudo isso passou por adaptação.

Escolher bem as peças de refrigeração que você irá utilizar em seus maquinários, não só implica em obter uma vida util maior, porém também atenta para a questão ambiental, e preservação do meio ambiente.

 

Veja também:
Como funciona um balcão frigorifico?
O que são unidades condensadoras?
Classificação MOPD sobre válvulas solenóides