Seleção da Válvula Termostática de Expansão


 

Como faço para selecionar uma Válvula Termostática de Expansão para uma determinada aplicação?

 

A fim de selecionar a Válvula Termostática de Expansão é necessário combinar a capacidade (em toneladas de refrigeração) da Válvula Termostática de Expansão com a capacidade do evaporador. O seguinte procedimento é recomendado:


•  Verifique o refrigerante do sistema
• Determine a capacidade do evaporador nas condições de funcionamento
• Determine a temperatura do líquido refrigerante na entrada Válvula Termostática de Expansão
• Calcular a queda de pressão através da Válvula Termostática de Expansão subtraindo a pressão de sucção (lado de baixa) da pressão de condensação (lado de alta). Subtraía a queda de pressão do distribuidor, se existente. A diferença é a queda de pressão disponível para a Válvula Termostática de Expansão.
• Consulte a tabela de capacidade de expansão adequada no catálogo para o refrigerante correto à temperatura de evaporação da operação. Em seguida, localize a coluna de queda de pressão mais próxima da calculada que dê a capacidade mais próxima em toneladas (para a tonelagem do evaporador). Vá para a esquerda para selecionar a especificação da válvula mais próxima da capacidade. Você terá que recalcular a capacidade utilizando a Tabela do Fator de Correção para a temperatura real do líquido se for diferente de 38C, usada como padrão.

 

Veja também:
Como funciona um balcão frigorifico?
O que são unidades condensadoras?
O que são câmaras frias?
Classificação MOPD sobre válvulas solenóides