Sistemas de recolhimento de gás


 

O que é um sistema de "recolhimento de gás " e quando ele deve ser usado?

Um sistema de recolhimento de gás consiste de uma válvula solenóide normalmente fechada instalada na linha de líquido e um controle de baixa pressão que detecta a pressão de sucção. A operação do sistema é a seguinte:

 

• Um termostato é ligado à válvula solenóide da linha de líquido. Quando há necessidade de resfriamento, os contatos do termostato se fecham. Isso faz com que o a serpentina do solenóide seja energizada, abrindo a válvula. O líquido refrigerante flui para o evaporador e a pressão de sucção se eleva acima do ponto de regulação do controle de baixa pressão. Os contatos sobre o controle de baixa pressão se fecham e compressor começa a funcionar.

 

• Quando o termostato está satisfeito, os seus contactos se abrem, fazendo com que a válvula solenóide se feche. Isso interrompe o fluxo de refrigerante para o evaporador. Como o compressor continua a funcionar, o refrigerante é bombeado para fora do evaporador e pressão de sucção cai. Quando a pressão de sucção atinge o valor limite no controle de baixa pressão seus contatos se abrem, parando o compressor. Isso remove todo o refrigerante do lado de baixa do sistema durante ciclo "desligado".

 

Qual é a vantagem do sistema de recolhimento de gás?

A vantagem de um sistema de recolhimento de gás é que todo o líquido refrigerante é armazenado no tanque de líquido e no condensador quando o compressor não está operando. Isso evita a migração de líquido para o cárter do compressor durante o ciclo desligado e a conseqüente possibilidade de líquido ao iniciar o compressor.

 

Veja também:
Como funciona um balcão frigorifico?
O que são unidades condensadoras?
O que são câmaras frias?
Classificação MOPD sobre válvulas solenóides