(16) 3515-2260 | (16) 3636-9696

Superaquecimento do evaporador e superaquecimento do sistema


 

Qual é a diferença entre o superaquecimento do evaporador e o superaquecimento do sistema?

Superaquecimento varia dentro do sistema, dependendo de onde está sendo medido. O superaquecimento que a válvula de expansão esta controlando é o superaquecimento do evaporador. Esta é a medida na saída do evaporador. O refrigerante ganha um superaquecimento enquanto viaja através do evaporador, basicamente a partir da entrada no evaporador e atingindo um máximo na saída, conforme o refrigerante passa pelo evaporador absorvendo o calor.

 

O superaquecimento do sistema refere-se ao superaquecimento do gás que entra na sucção do compressor. Algumas pessoas confundem o superaquecimento do sistema com "a temperatura do gás de retorno." Deve-se lembrar que o superaquecimento varia conforme a pressão de sucção saturada do refrigerante varia. A temperatura do gás de retorno é valor da temperatura medido por um termômetro ou outro dispositivo sensor de temperatura. Não varia devido a alterações de pressão.

 

Qual superaquecimento do sistema devo observar na entrada do compressor?

Os fabricantes de compressores gostam de ver um mínimo de cerca de 10 graus de superaquecimento na entrada do compressor. Isso para assegurar-lhes que nenhum líquido refrigerante entre no compressor.

 

Veja também:
Como funciona um balcão frigorifico?
O que são unidades condensadoras?
O que são câmaras frias?
Classificação MOPD sobre válvulas solenóides