(16) 3515-2260 | (16) 3636-9696

Válvula Termostática de Expansão e SEER


 

Qual é o aumento na avaliação do SEER obtido ao passar de um avaliador de vazão (dispositivo de medição fixa) para uma válvula de expansão desde que todo o restante permaneça o mesmo?

Para explicar porque u classificação SEER de um sistema é melhorada com o uso de uma válvula de expansão térmica (Válvula Termostática de Expansão) em vez de um dispositivo de orifício fixo, precisamos entender como os SEER é determinado. O SEER (Quociente sazonal de eficiência energética) é uma medida de quão eficiente um condicionador de ar ou bomba de aquecimento operará durante uma temporada inteira de resfriamento ao invés de apenas uma única condição operacional.
Para os sistemas de velocidade única, o SEER é calculado como segue:

 

SEER= EERb*(1 -Cd/2)
Onde:
EERb = índice de eficiência energética em 95/75F (DB / WB) temperatura ao ar livre e temperatura ambiente 80/67F
Cd = coeficiente de degradação cíclica determinado através de dois testes de serpentina seca (um em estado estacionário, outro em ciclo). Este fator quantifica a eficiência do sistema em carga parcial (ciclo)

 

A fim de melhorar o SEER, é importante manter o CD o mais baixo possível. Isto pode ser conseguido através da minimização da quantidade de refrigerante entrando no evaporador durante o ciclo ‘desligado’. Com um dispositivo de orifício fixo, os lados altos e baixos do sistema equalizam durante o ciclo desligado, resultando em um Cd alto. Em comparação, uma Válvula Termostática de Expansão sem vazamento fecha bem quando o compressor é desligado, impedindo a equalização e, assim, minimizando o Cd. Por esta razão as Válvulas Termostática de Expansão normalmente aumentam a classificação de um sistema de HVAC em aproximadamente 0,5 SEER.

 

Note-se que um sistema pode ser projetado com um orifício fixo e um solenóide de linha líquida para conseguir uma classificação SEER igual a de um Válvula Termostática de Expansão. Porém, esse sistema não seria tão eficiente ao longo da gama de funcionamento de todo o equipamento como seria com uma Válvula Termostática de Expansão. O Válvula Termostática de Expansão regula o fluxo de refrigerante para maximizar a eficiência do evaporador em todas as condições de funcionamento, ao passo que um orifício fixo pode ser otimizado somente em uma condição particular. Por esta razão, se a eficiência energética é o objetivo, um sistema que contenha uma Válvula Termostática de Expansão deve ser especificado.

 

Veja também:
Como funciona um balcão frigorifico?
O que são unidades condensadoras?
O que são câmaras frias?
Classificação MOPD sobre válvulas solenóides