(16) 3515-2260 | (16) 3636-9696

Válvula Termostática de Expansão fluxo duplo


 

É possível usar um HFES (ou outra porta Válvula Termostática de Expansão balanceada) de fluxo duplo em um sistema de bomba de calor?

A série HFES (ou válvula de porta balanceada) vai medir o fluxo de refrigerante em qualquer direção. O bulbo da válvula, nesse caso, teria de ser localizada em uma linha de sucção comum, como um tubo central de uma válvula de quatro vias.

 

Além disso, para esse sistema funcionar corretamente, o sistema teria de ser de “acoplamento fechado”, o que significa que o evaporador e condensador teriam que estar fisicamente localizado nas proximidades um do outro, como em um sistema de pacotes.

 

Para os sistemas de tipo ‘split’, a longa tubulação entre a Válvula Termostática de Expansão e os evaporadores torna impraticável a utilização uma abordagem deste tipo.

Para tais sistemas, duas válvulas de expansão devem ser utilizadas: uma na serpentina interior e uma na serpentina exterior. As válvulas de verificação devem ser instaladas ao redor de cada Válvula Termostática de Expansão para permitir o fluxo em torno da válvula ao operar em sentido inverso.

 

Veja também:
Como funciona um balcão frigorifico?
O que são unidades condensadoras?
O que são câmaras frias?
Classificação MOPD sobre válvulas solenóides