(16) 3515-2260 | (16) 3636-9696

Válvulas de serviço


Como trabalhar com uma válvula de serviço?

A válvula de serviço típica é composta de quatro partes essenciais:
• Conexão de linha • Conexão de manômetro
• Haste da válvula • Conexão ao compressor

 

Normalmente, a válvula de serviço tem uma conexão comum que está sempre aberta. Quando a válvula é posicionada atrás (a haste fica toda do lado de fora). a conexão do manômeto e a válvula são abertas, permitindo o fluxo de refrigerante através do sistema. Se a válvula estiver posicionada na frente (haste totalmente interna), a conexão do manômeto está aberta para a conexão do compressor e a conexão da linha de refrigerante (sucção ou descarga) está fechada. Para ler a pressão enquanto a válvula está aberta, a válvula deve ficar na posição traseira e, então, deve ser girada uma ou duas vezes, para abrir levemente todas as três conexões: a conexão do manômetro, de linha e de compressor. Isso permite que o compressor e a linha de refrigerante sejam abertos e pressão de vapor flua. Na conexão do manômeto, pode-se verificar a pressão do sistema e carregar ou retirar refrigerante.

 

Ao soldar uma válvula de serviço:
Certifique-se de que a haste da válvula esteja posicionada no meio antes da soldagem. O calor da soldagem de uma haste de válvula totalmente posicionada na frente ou atrás pode fundir o assento da haste da válvula (no interior da válvula) a área de soldagem no interior do corpo da válvula.

A técnica denominada "estopa molhada" poderá ajudar. Molhe uma estopa em água fria e envolva-a em torno da válvula de serviço antes de soldar. Impeça que água alcance o interior da válvula.

 

Ao abrir uma válvula de serviço:
Certifique-se que a válvula esteja firmemente presa (em morsa de bancada, ou aparafusada ou fixada por conexão Rotalock) antes de abrir o capuz de vedação ou a haste da válvula. Verifique se a válvula dispõe de fixador à embalagem. O fixador de embalagem ajuda a assegurar uma vedação livre de vazamento. É tipicamente feita de bronze e encontra-se na base da haste da válvula (veja a ilustração no outro lado). Deve ser afrouxada de ¼ até uma volta completa antes de abrir a válvula. Certifique-se de apertar a porca, quando tiver terminado de manusear a haste da válvula.

 

Utilize as ferramentas certas! Você só conseguirá abrir uma válvula de serviço com as chaves de válvula de serviço adequada. Não tente abrir uma válvula de serviço com uma chave 'inglesa'. Você pode arredondar as bordas da haste da válvula e a válvula se inutilizará.

 

Veja também:
Como funciona um balcão frigorifico?
O que são unidades condensadoras?
O que são câmaras frias?
Classificação MOPD sobre válvulas solenóides